segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Filósofos - resumidamente

SÓCRATES (469-399)
A) Era o mais sábio de Atenas, por que reconheceu sua própria ignorância (incapacidade de conhecer), por isso sua missão era demonstrar a cada homem o não saber de cada um. 
B) Disse: “Conhece-te a ti mesmo”. Ou seja, introspecção, que é a consciência racional de si mesmo. 
C) Ele adotava o método do diálogo que estava dividido em duas formas, que são: A ironia e a Maiêutica.
D) Ironia Socrática era quando o Sócrates se colocava como um ignorante em todos os assuntos para deixar o interlocutor apresentar suas opiniões. Ele fazia perguntas e mais perguntas até que a pessoa acabava se confundindo em suas próprias afirmações. Com isso ele desconstruía as certezas dos seus discípulos e adversários para que eles reconstruíssem de maneira original e segura o próprio pensamento.  
E) Maiêutica Socrática significa parto das ideias, por que libertava as pessoas de seus preconceitos, ou seja, de suas opiniões mal formuladas. Sócrates não impunha o seu jeito de pensar, mas fazia com que a pessoa desse a “luz” ao próprio pensamento. A mãe de Sócrates ajudava no parto de crianças e ele no parto das ideias.             
 F) O Bem maior para ele é o conhecimento. O mal é a presunção do saber. A felicidade é desenvolver a virtude para praticar o bem. 

PLATÃO (428 - 347 a.C.):
A) Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas. A atividade literária de Platão abrange mais de cinquenta anos da sua vida: desde a morte de seu mestre, Sócrates, até a sua morte. Nestes diálogos o personagem central é o seu mestre. 
B) Fundou a Academia que sobreviveu mais de 800 anos, até que os romanos a consideraram uma ameaça ao recém- adotado cristianismo.
C) Para ele,o mundo é uma cópia das essências imutáveis, o verdadeiro mundo real. As almas humanas conheciam as ideias perfeitas, mas para viver na Terra, tinham que esquecê-las. Por isso, lembrar, através do ato filosófico, era aprender.
D) Escreveu a Alegoria da Caverna, para ilustrar que o mundo sensível, não passava de uma sombra, do mundo suprassensível. 

ARISTÓTELES (384 - 322 a.C.)
A) Sistematizou a filosofia e as regras da lógica. 
B) Gostava de ensinar andando com seus discípulos em um dos caminhos cobertos chamado peripatos (colunas) do Liceu. Por isso, seus alunos chamavam peripatéticos.           
C) Foi mestre de Alexandre, o Grande. 
D) Segundo ele, todas as coisas eram formadas por forma e conteúdo. 
E) Nasceu em Estagira (por isso era apelidado de "o Estagirita"), Macedônia. 
 F) Foi discípulo de Platão durante 20 anos. 
G) Pode considerar que Aristóteles foi o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo, pelo rigor de sua metodologia, pela amplitude dos campos em que atuou e por seu empenho em considerar todas as manifestações do conhecimento humano como ramos de um mesmo tronco. 
 H) Para ele, as virtudes morais se adquirem pela prática, não se nasce, por exemplo, honesto e nem generoso. Por isso, se devem evitar excessos de qualquer tipo para nos tornar pessoas virtuosas.  
I) Para ele, o bem maior é a felicidade. E o mal é o desequilíbrio: excesso e deficiência da virtude. 
J) Para ele, a felicidade é desenvolver a racionalidade  para praticar a virtude.                      

EPICURO (341-270 a.C.)
A) O sentido da vida, para um hedonista epicurista, era o prazer. Todas as coisas eram feitas por átomos. 
B) Ensinava em um jardim, para quem quisesse aprender, inclusive mulheres, jovens, escravos e idosos. 
C) Segundo ele, os deuses não estão preocupados com a nossa vida, afinal, seres felizes não têm preocupações. D)Disse:  “Não tenha medo da morte”. A morte é algo que não se precisa ter medo, deve ser encarada em paz, ela é apenas a separação dos átomos.  
E) Disse: “O prazer está à disposição de todos.” Ele é o fim das dores e a tranquilidade da alma.  
F) Disse: “O mal dura pouco.” O mal é a própria dor  e dura pouco; o máximo que ela pode fazer é levar à morte, que, no fundo, é nada. Quando a dor termina, começa o prazer. 
G) O bem para ele são os prazeres duradouros. 
H) O mal para ele é a dor que vem com o desprazer. 
I) A felicidade para ele é a ausência de dor no corpo e de perturbações na alma (ataraxia).
J) A tranquilidade é o maior prazer do pensamento epicurista, enquanto os tormentos do medo são a dor maior

RENÉ DESCARTES (1596 –1650)
A) Era Francês . Usou a dúvida metódica, ou seja, elaborou um processo de duvidar. Duvidou da existência de tudo e descobriu que enquanto duvidava ele provava a sua própria existência. Duvidar é uma função do pensamento, então, duvidar é pensar. O pensamento racional permanece como única realidade inquestionável. 
B) Foi o primeiro filósofo da filosofia Moderna. Inspirado pelas obras científicas de Galileu, ele tentou aplicar o método matemático para a todas as áreas do entendimento humano. Assim ele rompeu com o passado e pôs a ciência e a filosofia sobre um novo alicerce intelectual.                        
C) Disse: “CÓGITO, ERGO SUM, em latim” “PENSO, LOGO EXISTO”  OU  “ DUBITO, ERGO CÓGITO, ERGO SUM, em latim”   “ EU DUVIDO, LOGO PENSO, LOGO EXISTO”. 
D) Para ele, a única certeza é o fato de pensar, pois, quando se pensa racionalmente concebemos as coisas com mais clareza e distinção, assim é que se aproxima da verdade. Por isso, é preciso duvidar para chegar a certeza das coisas.
E) Descartes é um dos primeiros pensadores modernos a escrever filosofia em primeira pessoa e em seu idioma (Frances). Pois era comum que autores europeus preservassem o Latim.
F) Alistou-se no Exército só para conhecer e estudar os povos e suas sabedorias. 

 JOHN LOCKE  (1632-1704):   
A) Filósofo Inglês, ia contra todo tipo de autoritarismo, em todos os níveis: individual, político e religioso. Acreditava em usar a razão para obter a verdade e determinar a legitimidade das instituições sociais. 
B) A sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.
C) Para ele, antes de existir qualquer governador, o indivíduo, em seu estado natural (antes de existir cidades) passa a ter direito sobre uma propriedade quando este trabalha nela, sem causar danos a ninguém. 
D) Defendia o Empirismo, que é todo conhecimento advém da experiência sensorial, por isso disse: A mente do ser humano ao nascer seria como uma folha em branco, e tudo que se sabe são aprendidas depois.
E) Baseava sua crença no poder da educação como transformadora do mundo. Afirmava que o mal não era parte de um plano de Deus, e sim produzido por um sistema social criado pelos indivíduos. Por isso, poderia ser modificado também por eles.                 
F) Afirmou que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de garantir o respeito aos direitos naturais do povo - a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos - é definida por ele como a única razão de ser de um governo. Se o governante não respeita esses direitos, os governados podem derrubá-lo e substituí-lo por outro mais competente.

EMMANUELL KANT  (1724 - 1804):
A) Filósofo Alemão, criou o Criticismo, dizendo que existem conhecimentos à priori, ou seja, antes dos sentidos.
B) Observou os limites da razão humana. E revolucionou a filosofia, demonstrando que nós não podemos conhecer o mundo realmente como ele é, mas somente os fenômenos. 
C) Disse que não é pela razão que podemos provar a existência de Deus, mas pelo desejo de fazer o bem dentro de nós.   
D) Ao buscar fundamentar na razão os princípios gerais da ação humana, Kant elaborou as bases de toda a ética moderna. Disse: “Devo agir de maneira que minhas ações se tornem um modelo a ser seguido por todos” Regra de Kant. 

KARL MARX (1818-1883):             
A) Criou o materialismo histórico dialético, que é a explicação da história, não a partir das ideias ou heróis, mas dos fatos materiais (econômicos, técnicos) das lutas de classes.  
B) Segundo ele, a história da humanidade é feita  pela luta de classes, por opressores e oprimidos. 
C) Disse: “Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”, ou seja, a produção de tudo que um povo constrói é que vai interferir e gerar a vida e as ideias dos seres humanos.
D) Para ele, não basta teorizar, mas transformar a realidade concreta.  
E) O conhecimento histórico está cheio de ideologias, ou seja, conhecimentos ilusórios, desprendido da realidade para mascarar os conflitos sociais e garantir a dominação de uma classe sobre a outra. Ex: o proletariado (empregado) que é enganado com a falsa liberdade para produzir em larga escala, consumir exageradamente e enriquecer as empresas.                                                   

 HANNAH AREND (1906 - 1975)
A) Foi uma das filósofas alemãs mais importantes do mundo pós-Segunda Guerra. Conhecida como a pensadora da liberdade, Hannah Arendt viveu as grandes transformações do poder político do século 20. Usou a expressão "banalidade do mal" para referir-se à violência levada a efeito por funcionários, sem reflexão ética, que matavam milhões de pessoas sem se sentirem culpados, sob a alegação de estarem cumprindo ordens. 
B) Para ela, os seres humanos tem três atividades: Labor (atividades biológicas), trabalho (criação do mundo humano) e Ação (atividade entre as pessoas para melhoria, ou seja, sua política).            
C) Durante um julgamento de um nazista, ela observou que ele não era um vilão monstruoso, mas era uma pessoa incapaz de pensar por conta própria, , como a maior parte das pessoas. 
D) Para ela, quando os governantes mentem o povo fica enfraquecido, perdem a base para agir segundo os alicerces da verdade.                

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